Olá, mundo! Bem vindos ao Vida Primal!

Olá para quem quer que possa estar lendo este post, e bem vindos à minha primeira tentativa de criar um blog, espero que possam encontrar alguma informação útil nele.🙂

Meu nome é Thiago, tenho 29 anos e trabalho com tecnologia. Ao longos dos últimos anos comecei a tentar melhorar meu estilo de vida para sair do sedentarismo, cultivar hábitos mais saudáveis, e por tabela tentar frear o pequeno porém constante aumento de peso ocorrido ao longo dos anos.

Por causa de constantes dores na coluna lombar e ocasionais arritmias cardíacas, os médicos sempre me recomendavam a mesma coisa: fazer exercícios. Praticar algum esporte, fazer academia, enfim, ser menos sedentário.

Resolvi então no início de 2009 me associar a uma academia próxima da minha casa, e comecei a fazer musculação e um pouco de corrida. Isso realmente resolveu os problemas, diminuindo muito minhas dores na coluna, que agora ocorrem muito raramente, mas não serviu para nada em relação ao controle de peso, que continuou aumentando vagarosamente.

Decidi então começar a me alimentar melhor, comer granola no café da manhã, pães integrais com vários tipos de grãos, menos gordura nas refeições, a tomar chá ou sucos ao invés de refrigerantes, comer de três em três horas, barras de cereais à tarde, preferir sanduíches do Subway aos do McDonald’s, etc. Tudo isso fazia sentido pra mim, de acordo com o a sabedoria convencional, e pode fazer sentido pra você também, mas estava tudo errado. Ou quase tudo.

Mas não é isso que os nutricionistas recomendam na TV e nas revistas?

Sim, mais ou menos isso, entre outras coisas, como comer mais frutas e vegetais, o que é realmente uma boa recomendação, mas acabei descobrindo que toda essa parte de comer mais cereais, pão integral, barras de cereais e cortar gorduras, são recomendações perigosas que podem piorar sua saúde ao invés de melhorá-la, e não ajudam com o controle de peso.

Mas de onde você tirou isso?

Em meados de 2010 conheci, através de um amigo o Mark’s Daily Apple, o blog criado por Mark Sisson, um ex-maratonista e triatleta americano que, após abandonar as competições de alto nível começou a se dedicar à pesquisa de saúde e nutrição humana do ponto de vista evolucionário.

Depois de comprar seu livro, ler muitos de seus posts, alguns outros blogs e um documentário com idéias relacionadas, resolvi tentar viver de acordo com o seu programa, chamado Primal Blueprint, por 1 mês e ver no que dava, afinal, não tinha nada a perder, não é?

O resultado é que estou já a quase 10 meses nesse novo estilo de vida, perdi 12 quilos, me sinto melhor e com mais energia que antes, nunca mais tive azia ou queimação, não me sinto mal se por acaso pulo alguma refeição, perdi o vício por doces e recomendo pra todos que se interessarem.

O que me levou a criar este blog, já que algumas pessoas se interessam pela minha “dieta” mas como muitas não tem facilidade em ler inglês, e não há referências em português (se encontrarem alguma me avisem) acabam desistindo.

Pretendo então, fazer um post semanal aqui sobre o Primal Blueprint, incluindo resumos e traduções de posts de outros blogs e comentários sobre a minha própria experiência. Sugestões de tópicos são bem-vindas.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Olá, mundo! Bem vindos ao Vida Primal!

  1. Pingback: Um ano de Primal Blueprint | Vida Primal

  2. Patricia disse:

    Olá Thiago, sou de Brasília, sigo o “paleo lifestyle” há 3 anos, e fiquei muito feliz de encontrar o seu blog. Primeiro, quero pedir desculpas, e juro que não foi plágio intencional, mas há pouco tempo criei um blog também chamado Vida Primal – http://www.vidaprimal.blogspot.com. Lá eu comecei com a melhor das intenções traduzindo uma série de artigos do Chriss Kresser (the healthy skeptic) basicamente com o intuito de direcionar as pessoas que me perguntavam sobre minha alimentação e minhas corridas calçando “huaraches” (ainda não corro totalmente descalça!) e também de tentar encontrar outras pessoas aqui no Brasil que estivessem ligadas nesse lifestyle. Só que ando com pouco tempo para atualizar, tenho só 3 ou 4 posts até agora. Acabou de acontecer o Ancestral Health Symposium, andei lendo sobre como foi legal, e me deu muita vontade de compartilhar experiencias aqui no Brasil. É difícil, né, devido à falta de material em português, mas vou colocar o seu link (muito informativo!) no meu blog. O que voce está fazendo é um trabalho fundamental de informação, e é importante lembrarmos que podemos fazer diferença na vida de alguém com essas informações.
    Um abração, espero que possamos manter contato.
    Patricia

    • Oi Patrícia, seja bem-vinda!🙂
      Também gostei de encontrar seu blog! Quanto mais gente divulgando o estilo de vida primal por aí, melhor.🙂
      Onde você compra suas huaraches? O mais perto que cheguei de calçados minimalistas até agora foi ter comprado um Nike Free (muito bom, por sinal, mas ainda longe do ideal).
      Os VFF parecem ser legais, mas não curto muito aquele visual cheio de dedos, hehehe.

      Um abraço e vamos trocar experiências!
      Thiago

Deixe uma resposta

