Lista de Compras Primal

Então você já se familiarizou com o Primal Blueprint, já viu o guia prático para dar os primeiros passos em direção a uma vida mais saudável, está ansioso para ir fazer compras na próxima feira do bairro, mas ainda tem dúvidas sobre quais alimentos e ingredientes você pode incluir na sua nova dieta?

Segue abaixo uma listinha para te ajudar. Ela foi baseada na lista de compras do Primal Blueprint encontrada aqui. Ela foi feita tendo em mente o mercado americano, então há alguns produtos um pouco exóticos para os brasileiros, mas muita coisa se encontra fácil por aqui, e provavelmente aqui temos alimentos que eles não devem conhecer, então se você tem alguma dúvida ou sugestão para ser incluída na lista, basta escrever nos comentários ou me enviar uma mensagem.

Caso queira saber qual é a melhor época para comprar frutas e hortaliças, veja este post, do blog Crianças na Cozinha, com a dica. Aproveite e de uma olhada neste blog, tem bastante coisa boa lá.

Vegetais

Alcachofra Pepinos Pastinagas
Rúcula Berinjela Pimentas( todos os tipos )
Aspargos Endívia Abóbora
Abacate Funcho Beldroega
Beterrabas / folhas de beterraba Tomate Rabanetes
Pimentão Alho Alface
Bok Choy Feijão Verde Couve-nabo
Brócolis Tupinambos Vegetais marinhos
Bróculos Rabe Jicama Espinafre
Couves de Bruxelas Couve Abóbora
Repolho Nabo Acelga
Cenouras Alho-poró
Couve-flor Cogumelos
Agrião Folhas de Mostarda
Aipo Azeitonas
Couve-galega Cebolas
Em Moderação
Mandioca Batata Doce Inhame
Batata Arroz Selvagem Taro

Peixes

Anchovas Dourado Atum
Robalo Tamboril Qualquer Outro Peixe Selvagem
Bacalhau Tainha
Enguia Salmão
Hadoque Sardinhas
Halibute Poleiro
Arenque Tilápia
Cavala Bodião

Mariscos

Abalone Lagosta Vieiras
Amêijoas Mexilhões
Caranguejo Ostras
Lagostim Camarão

Carnes e Aves

Carne de bovino Cabra Carne de porco
Frango Cordeiro
Caça
Jacaré Ema Coelho
Urso Ganso Cobras
Búfalo Faisão Peru
Rena Canguru Carne de veado
Pato Avestruz
Alce Codorna
Carnes de órgãos
Corações Fígado Língua
Rim Medula Óssea (tutano)

Ovos

Frango Ganso Roe / Caviar
Pato Faisão Outros ovos de aves
Ema Codorna

Castanhas e Sementes

Amêndoas Nozes Sementes de gergelim
Castanhas-do-pará Pinhão Sementes de girassol
Avelãs Pistache Nozes
Macadâmias Sementes de abóbora Manteigas derivadas

Gorduras saudáveis ​​/ Óleos

Óleo de abacate Óleo de Macadâmia Óleo de dendê não processado
Manteiga / ghee Azeite Óleo de noz
Óleo / Leite de coco Óleo de gergelim
Banha de porco Sebo

Frutas

Preferidas
Amoras Boysenberries Groselhas
Mirtilos Cranberries Framboesas
Outras frutas
Maça Melão Verde Peras
Damasco Kiwi Caqui
Banana Limão Ameixas
Melão Cantalupo Lima Romã
Cerejas Lichia Ruibarbo
Coco Manga Carambola
Figos Nectarina Morango
Goji Laranja Tangerina
Toranja Mamão Melancia
Uvas Maracujá Todas as outras frutas
Goiaba Pêssegos

Especiarias e ervas aromáticas

Anis Cominho Menta
Manjericão Endro Alecrim
Pimenta Preta Funcho Salvia
Pimenta de Caiena Gengibre Stevia
Pimenta Chili Hortelã Estragão
Coentro Sementes de mostarda Tomilho
Sementes de coentro Noz-moscada Curcuma
Canela Orégano
Cravo-da-índia Páprica

Em Moderação

Creme de leite 100% integral
Queijo
Café
Iogurte

Indulgências Ocasionais

Álcool
Chocolate Amargo

Outras

Tamari
Chá ( verde, preto, branco, oolong )
Vinagre

Esse post foi publicado em Primal Blueprint e marcado , . Guardar link permanente.

18 respostas para Lista de Compras Primal

  1. Esta de parabéns pelo belo trabalha voluntário que realiza aqui… a leitura foi ótimo, e finalmente descobri pq algumas coisas “super simples” que faço na dieta dão certo!!! Ressalvo que nunca fui sedentário mas já fui atleta e sofri muito por isso, atualmente cuido das lesões!!!!! rs…
    Um grande abraço…

  2. Alexandre disse:

    Cara, e o leite?

    • O leite acho que entraria ali junto com o queijo e iogurte, “Em Moderação”. Isso se você não for alérgico. E de preferência leite cru de uma fonte confiável, se conseguir encontrar.

  3. Rodrigo disse:

    Esse post me foi muito útil Thiago, valeu!!!

  4. Leon Palma disse:

    Eu tomo aproximadamente 800 ml de leite por dia. Leite cru, gordo, proveniente de vacas criadas à pasto e livres. Será que está bem balanceado?

  5. Pedro Guimarães disse:

    Eu posto estar errado, mas feijão verde não seria uma leguminosa não recomendada? Melancia não é bom evitar por ser uma fruta com alto teor de frutose? Carne de porco não são muito ricas em omega-6 e por isso não recomendadas? Não tem problema usar óleo de noz e gergelim?

    Eh, até que foram bastante dúvidas rsrsrs. Eu sou razoavelmente leigo no assunto, mas me lembro de ter lido algumas coisas que são contrárias à essa lista…

    • Oi Pedro, tudo bem?

      Sim, o feijão verde, assim como as ervilhas, são leguminosas, e embora não sejam recomendadas regularmente, parecem ser as menos problemáticas dentre as leguminosas e ok para o consumo eventual.

      Os óleos de gergelim e noz podem ser usados também eventualmente, como toque final antes de servir um prato, só não é recomendado o uso frequente, nem em altas temperaturas.

      O mesmo vale para a melancia. Ela não é uma fruta proibida (a menos que você seja diabético), mas deve-se consumir com moderação.

      Sobre a carne de porco, não lembro de ter lido sobre ela ser muito mais rica em ômega-6. Mas assim como as outras carnes, a proporção dos ômegas 3/6 vai variar de acordo com a dieta do animal. Quanto mais próxima da dieta natural do animal, melhor vai ser a qualidade da carne.

      Um abraço,
      Thiago

  6. Cinira disse:

    Caro Thiago, entrei em seu blog e está difícil sair. Estava googlando sobre urticária de Verão. Nunca tive isso, mas para tudo existe uma primeira vez, não é mesmo? Queria dar meus parabéns por embarcar na vida primitiva de um jeito determinado, por criar este blog e ainda escrever de uma maneira que nos empolgue a fazer o mesmo. Pois foi para isso que resolvi postar este comentário: para avisar que, a partir de hoje, iniciarei meu processo primitivo também. Vamos ver que bicho dá. Abraço cordial, Cinira.

    • Olá Cinira, obrigado pelo comentário. Espero que tenha sucesso com o seu processo, se eu puder ajudar em algo pode falar. Não esqueça de voltar e contar o resultado da experiência.🙂
      Um abraço, Thiago.

      • Cinira disse:

        Caro Thiago, comecei bem, eu acho. Em um primeiro momento, estou eliminando os doces e farináceos, mas aos poucos (sou neta de italiana!). Já sei que radicalidades não funcionam comigo. Não preciso perder peso, tenho físico magro/atlético. Minha intenção é melhorar a qualidade e funcionamento do organismo, diminuindo os “venenos”. Daqui um tempo, escrevo para falar das possíveis melhorias. Obrigada!

      • Caro Thiago, após 27 dias de iniciação na vida primal, já posso relatar algumas melhorias no organismo. Primeiro, parei com refrigerantes e já me senti com mais energia só tomando esta atitude. Desde então, a fritura está praticamente nula em minha dieta e tb já gerou uma leveza corporal. E, diminuindo os doces, entendi que o excesso deles que me deixava cansada. Estou tomando mais água espontaneamente. Por enquanto, é isso!

  7. jhon disse:

    ola, agar agar é paleo??? e demais vegetais marinhos??

    grato

  8. Yara disse:

    Thiago, sou nova por aqui, mas venho sa dieta dukan que é de baixo carbo. Tenho pouco peso a perder, apenas 4 kg. E quero optar por um meio mais saúdavel de vida. E tenho namorado a paleo. Amei o seu site, a leitura é apaixonante e dinâmica. A minha dúvida é a seguinte, não posso muita gordura pq fiz cirurgia de vesícula e não tolero bem a gordura depois disso. Tb não fico sem consumir o leite desnatado, como posso dosar essa moderação???

    • Olá Yara, obrigado pelo comentário. Mesmo sem a vesícula, seu corpo ainda é capaz de processar gordura, mas não em grande quantidade de uma vez. Se tolerar, troque o leite desnatado por leite integral ou, se tiver acesso, por leite cru de origem confiável. Sobre perder os últimos 4Kg, recomendo nesse caso não se preocupar muito com a balança, apenas coma comida de verdade, pratique exercícios e o resto se acerta sozinho. A balança pode ser traiçoeira.🙂

  9. Priscila disse:

    Olá, preciso mudar meu estilo de vida e alimentaçāo pois estou com uma alergia que vira e mexe ela volta, não consigo ficar sem leite semi desnatado com cafée adocante e meu paozinho integral, o que pode me ajudar referente a esses produtos? Obrigada

    • Veja bem, você não precisa abrir mão dessas coisas pra sempre. Faça uma experiência, um esforço por apenas 1 mês e veja se sente alguma diferença, e se sentir, se vale a pena aprender a ficar sem algumas coisas em troca de se sentir melhor. E nada impede que em ocasiões especiais você “enfie o pé na jaca”.

  10. Milu Lessa disse:

    Olá, muito bom o seu site! Só não entendo por que motivo o amendoim não entra na lista de permitidos junto com as outras oleaginosas.

Deixe uma resposta

