Sabedoria Convencional x Primal Blueprint


A Terra é Plana?

O certo é tomar 8 copos de água por dia, comer de 3 em 3 horas, nunca sair ao sol sem protetor solar, não misturar manga com leite, não fumar, cortar o cabelo na lua crescente, tomar água com açúcar pra se acalmar, etc. Você já deve ter ouvido pelo menos alguma destas frases. Estes são exemplos da chamada sabedoria convencional, aquilo que todo mundo “sabe” que é verdade e recomenda sempre para quem ainda não sabe.

A sabedoria convencional, principalmente quando é falsa, tem um problema sério: é muito difícil de mudar. Uma vez que uma coisa se espalha, mesmo sendo falsa, pode levar décadas ou mesmo séculos até que se consiga reverter, e mesmo quando alguém que acredita nelas é apresentado com uma informação que a contradiga, a aceitação é difícil.

Se você leu os posts anteriores, deve ter visto várias informações que vão de encontro à sabedoria convencional, como preferir manteiga à margarina, a gordura que não faz você engordar nem entope suas artérias ou a importância do sol. De fato, o estilo de vida primal em muitos pontos difere da sabedoria convencional, mas não só por querer ser diferente ou querer imitar o modo de vida de 10.000 anos atrás (que nem podemos ter 100% de certeza de como era), mas por se basear em pesquisas científicas sérias e recentes, sem interesses políticos ou econômicos por trás e sem interpretar os resultados por alguma “luz mais favorável” que não a da ciência.

Veja abaixo as principais divergências em relação a vários temas entre a Sabedoria Convencional (SC) e o Primal Blueprint (PB), retirado do livro The Primal Blueprint.

Grãos – Trigo, arroz, milho, pães, cereais, massas, etc.

SC: “Essencial para a vida” – fundação de uma dieta saudável. 6-11 porções diárias recomendadas pelo governo dos EUA e  inúmeros outros especialistas. Fornece a principal fonte de energia para os músculos trabalharem. Escolha grãos integrais para maior valor nutricional e mais fibras.

PB: “Pior erro da história da raça humana” (Jared Diamond, biologista evolucionário da UCLA).  Leva ao excesso de produção de insulina, armazenamento de gordura e doenças cardíacas. Alergênico, imuno-supressor, de valor nutricional inferior ao de plantas e animais. Grãos integrais possivelmente piores devido a ofensivos agentes pro-inflamatórios e perturbadores dos sistemas imunológico e digestivo – especialmente o excesso de fibras.

Gordura Animal Saturada

Gordura Saturada

CW: Limite o consumo. Fator de risco de doenças cardíacas. “Comer gordura te deixa gordo.” Substitua gorduras saturadas (carnes, banha, laticínios) por PUFAs (gorduras poliinsaturadas) como óleos vegetais.

PB: Pouca ou inexistente associação com doenças cardíacas. (Famingham and Nurses Health Studies). Deve ser a maior fonte de calorias da dieta (de origem animal). Guiou a evolução humana e o desenvolvimento da função cerebral por dois milhões de anos. Promove o metabolismo eficiente de gordura, controle de peso e níveis estáveis de energia. O maior fator de risco para doença cardíaca na verdade é a Síndrome Metabólica, resultado do excesso de PUFAs/insuficiência de Omega-3, alto carboidrato/excesso de insulina e um estilo de vida muito estressante.

Colesterol

SC: Consumo estritamente limitado. Níveis elevados = risco elevado de doença cardíaca. Tome estatinas e elimine alimentos de origem animal (especialmente ovos) se o total for 200 ou mais. Considere tratamento preventivo com estatinas se houver histórico familiar de doença cardíaca.

PB: Nutriente metabólico essencial, pouca ou nenhuma relevância para o risco de doença cardíaca (Framingham and Nurses Health Studies). Somente perigoso quando ocorrer oxidação e inflamação (devido a uma dieta e hábitos de exercício ruins). Estatinas podem ter efeitos colaterais desastrosos e um benefício direto mínimo, se houver.

Ovos

OvosSC: Minimize o consumo devido ao alto teor de colesterol. Escolha apenas as claras como uma alternativa de alta proteína.

PB: Nenhuma correlação com doença cardíaca ou níveis de colesterol. Gema extremamente nutritiva, a clara, minimamente. Desfrute em abundância.

Fibras

SC: Importante meta na dieta, obtida principalmente dos grãos. Melhora a função gastrointestinal, diminui o colesterol, acelera a evacuação, ajuda a controlar o peso minimizando a ingestão calórica.

PB: As fibras incidentais dos vegetais e frutas estão ótimas. Excesso de fibras (de uma dieta baseada em grãos) contribui para a deficiência nutricional inibindo a absorção de nutrientes. Também dificulta a função gastrointestinal e a evacuação.

Hábitos Alimentares

SC: Três refeições grandes (ou seis pequenas) diariamente para “manter a chama queimando”. Refeições perdidas = metabolismo lento, baixos níveis de energia, compulsão por açúcar e risco de comer demais no futuro.

PB: A frequência da alimentação é uma preferência pessoal, mas é tudo a ver com a insulina: controle a produção e até mesmo hábitos alimentares esporádicos vão sustentar a energia sem refeições regulares (está nos nossos genes). Jejum intermitente é um grande catalisador para a perda de peso.

Treino de Cardio

SC: A peça central do programa de fitness. Promove a saúde cardiovascular e o controle de peso, minimiza os riscos de doença cardíaca e câncer. Mínimo de 30 minutos, três vezes por semana (mais é melhor) de esforço sustentado em zonas de intensidade de média a difícil (acontece por padrão – tentando acompanhar a turma/grupo ou tentando fazer cooper ao invés de andar).

PB: Frequentes esforços sustentados de nível médio a difícil (também conhecido como Cardio Crônico) = estresse, fatiga, desgaste, lesões, envelhecimento acelerado e aumento no risco de doença cardíaca. Ineficaz para a perda de peso: calorias queimadas através de cardio crônico simplesmente aumentam o apetite, particularmente por açúcar. Diminua o passo para uma saúde melhor e pico de performance.

Treino de Força

SC: Concentre-se na forma e no ritmo deliberado de trabalho/retorno. Levante até a falha em sequência através de inúmeras estações (leva cerca de uma hora para completar o treino), incluindo o isolamento de parte do corpo para obter o tamanho e a tonificação desejada.

PB: Prefira movimentos explosivos a um passo deliberado. Conduza exercícios funcionais, de corpo inteiro para desenvolver o fitness primal (ampla competência atlética com ótima razão de força/peso). Termine a maioria das sessões em 30 minutos ou menos. Esforços máximos ocasionais (incluindo arrancadas) promovem expressão genética ótima, fluxo de hormônios e função dos órgãos = atrasam o processo de envelhecimento.

Perda de Peso

SC: Alcance com uma dieta rica em carboidratos complexos e pobre em gordura, refeições regimentadas, porções controladas e um programa de exercícios de Cardio Crônico. Restrição calórica severa aliada a exercícios demasiado estressantes para as emergências do tipo “entrar naquele vestido até junho”. Resumindo: Tudo se resume a “calorias que entram, calorias que saem”… e boa genética.

PB: Alcançado com uma dieta rica em gorduras, moderada em proteínas e pobre em carboidratos, intuitiva, refeições esporádicas e exercícios de acordo com as leis Primais. Não se preocupe com controle de porções, refeições regimentadas, rotina de exercícios fanática ou mesmo predisposição genética. Restrição calórica com exercícios extremos leva inexoravelmente ao fracasso no longo prazo. Resumindo: tudo se resume à insulina para desfrutar de um controle de peso vitalício e sem esforço.

Brincadeiras

SC: Ah, me traz boas lembranças da infância. Quem tem tempo pra isso hoje em dia?

PB: Divertimento ao ar livre, ativo, desestruturado é um componente integral da saúde geral e de um estilo de vida balanceado, e cientificamente provado que aumenta a produtividade no trabalho.

Luz do Sol

SC: Evite o sol para prevenir câncer de pele! Lambuze-se de protetor solar com fator 20, 30, 40, 50 – o máximo que der!

PB: Tome sol adequadamente para evitar câncer de pele (e outros)! A síntese de vitamina D promove uma saudável função celular. Se cubra com roupas, encontre uma sombra ou vá para dentro depois que a exposição diária suficiente foi alcançada.

Remédios

SC: Alivia a dor, acelera a cura, previne/cura doenças e resolve fragilidades genéticas. Diariamente você pode melhorar a qualidade de vida (Viagra, etc).

PB: Mascara/exacerba as causas subjacentes, compromete a homeostase e logo a saúde e produz efeitos colaterais desastrosos. Simples mudanças de estilo de vida podem substituir a vasta maioria das pílulas. Maravilhosos apenas em caso de emergência.

Calçados

SC: Calçados firmes, acolchoados, minimizam as lesões, aumentam o conforto. Ortopédicos sob medida podem fornecer proteção e suporte adicionais.

PB: Seja Primal – vá descalço! O uso perpétuo de “grandes” calçados enfraquecem os pés, aumentam o risco de lesões e aumentam as dores nas extremidades inferiores.

Metas

SC: Seja específico e mensurável. Isso o ajuda a se manter motivado e focado. “Consistência é a chave”. Treinos perdidos = culpa, ganho de peso e fitness perdido.

PB: Não enfatiza metas específicas e orientadas a resultado (potencial de desencorajamento – a la fracasso de perda de peso ou tristeza pós maratona). Se mantenha motivado se focando na diversão, e libere o estresse. Varia a rotina para minimizar o estresse e melhorar a resposta adaptativa dos genes. Treinos perdidos levam à recuperação, aperfeiçoamento e frescor.

Esse post foi publicado em Primal Blueprint e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Sabedoria Convencional x Primal Blueprint

  1. Pingback: Cuidado com os grãos! | Vida Primal

  2. Pingback: Guia: Óleos | Vida Primal

  3. Pingback: Um ano de Primal Blueprint | Vida Primal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s