Os nipo-brasileiros estão ficando mais obesos?

Na semana passada, ao fazer uma visita rotineira a um grande portal de notícias, uma notícia em particular, em destaque na página inicial, me chamou a atenção:

Pesquisa revela aumento nos casos de obesidade entre nipo-brasileiros

Já imaginava a que tipo de conclusões tal pesquisa deveria ter chegado, e que prováveis culpados seriam apontados, mas cliquei no link assim mesmo para saber mais, e acabei confirmando minhas suspeitas.

Na primeira sentença do texto, já podemos saber o que aconteceu com os pobres nipo-brasileiros de bauru: “Nos últimos 40 anos, a população japonesa e nipo-brasileira tem aumentado muito o consumo de gordura e proteínas, principalmente sob a forma de carnes vermelhas”.

É óbvio, a culpa é da carne vermelha e da gordura-saturada-entupidora-de-artérias!!!

A notícia segue dizendo como essa população hoje em dia sofre mais com problemas como diabetes (até em crianças) e doenças cardiovasculares, e sugere uma associação entre o aumento do consumo de carnes vermelhas e gorduras com estas doenças.

Ah, se pelo menos eles comessem mais cereais integrais…

Enviei o link da notícia pelo Twitter para o responsável pelo blog português Canibais e Reis, mais por curiosidade, para que ele visse como nossas pesquisas sobre obesidade estão avançadas por aqui. Eis que ele resolveu analisar o estudo mais a fundo e escreveu um excelente artigo destrinchando os dados levantados e questionando as conclusões a que chegaram nossos pesquisadores. Não deixe de ler.

É por essas e outras que vai se enraizando a noção de que a gordura é um veneno e que devemos comer cada vez menos carne vermelha, mesmo sem nenhuma evidência real que suporte a ideia.

Esse post foi publicado em Links recomendados, Saúde e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s