Vitamina D e a Performance Atlética

Agora que você já sabe o que é, para que serve e como obter a vitamina D, podemos começar a ver alguns resultados relacionados a ela, como a evidência ligando a performance atlética aos níveis de vitamina D no organismo.

Este post é baseado no seguinte, pelo Dr. John Briffa: ‘Solar power’ for human beings

Em seu post, o Dr. Briffa comenta um estudo que revisou diversos estudos anteriores relacionando a performance física aos níveis de vitamina D. Segundo os autores, a performance física e desportiva apresenta uma certa variação sazonal: atingindo o pico ao final do verão, para depois voltar a cair durante o outono e inverno. Isso sugere que níveis maiores de vitamina D obtida pela exposição à luz do sol melhora a performance atlética. Há evidências diretas que confirmam esta ideia na forma de descobertas que indicam que a vitamina D pode aumentar a síntese de músculos e a força, assim como o equilíbrio e o tempo de reação.

Aqui vai um resumo das descobertas dos estudos revisados pelos autores, com a data dos estudos e seus resultados:

1938 – a radiação ultravioleta melhorou a velocidade na corrida de 100 metros rasos em quatro estudantes comparados com os grupo de controle. O tempo médio aumentou 1.7% nos estudantes não irradiados (controle) comparados aos 7.4% no estudante irradiados que realizaram o mesmo treinamento.

1944 – 32 estudantes de medicina foram expostos à luz ultra-violeta, duas vezes por semana por 6 semanas. Isto levou a uma melhora de performance de 13% na bicicleta estacionária comparado a nenhuma melhora do grupo de controle.

1945 – irradiação por um período de 10 semanas em indivíduos submetidos a treinamento viram uma melhora no fitness de 19%, comparada a uma melhora de 1.5% no grupo de controle.

1952 – Alunos alemães foram expostos à luz UV na escola por 9 meses do ano. Comparados às crianças não expostas, as crianças expostas estavam 56% mais em forma no início da primavera. Este estudo também mostrou que a administração de suplementos de vitamina D às crianças produziu efeitos similares aos da exposição à luz UV em termos de melhorias de fitness.

1954 – Observou-se que a luz UV na faixa produtora de vitamina D foi muito efetiva para o aumento de performance em uma bicicleta estacionária.

1956 – Observou-se que a luz UV aumentou a força muscular e performance ciclística em 6 de 7 participantes.

1967-69 – Três estudos observaram que uma única dose de radiação UV melhorou a força, velocidade e resistência em mulheres.

Esta pesquisa, abrangendo várias décadas, apresenta um argumento bem poderoso a favor da otimização dos níveis de vitamina D em atletas e outras pessoas procurando obter o máximo de seus corpos. Parece estranho que uma vitaminazinha só pode ter o poder de aprimorar o funcionamento físico desta forma. Exceto pela vitamina D não ser realmente uma vitamina, e sim um hormônio – e um que está sendo reconhecido como possuindo amplos benefícios para o corpo. Níveis ótimos de vitamina D também estão associados com a proteção de uma grande variedade de doenças, incluindo doenças cardíacas e diversas formas de câncer.

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2 respostas para Vitamina D e a Performance Atlética

  1. Pingback: Sol, Vitamina D e Prevenção de Doenças | Vida Primal

  2. Eduardo Couto disse:

    Eu tomo suplementação de vitamina D desde Novembro de 2010 na quantidade de 10 mil UI / dia. No meu organismo a coisa funcionou… pratico natação a 7 anos a notei que hoje eu estou nadando mais longe e mais rápido. Também notei melhoras significativas no meu sistema imunológico. Hoje eu não fico mais com febre e gripado a toa como antigamente.

    Recomendo a todos adquirierem o hábito do banho-de-sol e da suplementação por vitamina D.

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