Filtro solar


Talvez você já conheça o famoso ensaio de Mary Schmich, intitulado “Conselhos, como a juventude, provavelmente apenas desperdiçados pelos jovens”, cheio de conselhos para se aproveitar melhor a vida. Ou talvez conheça a versão nacional interpretada pelo Pedro Bial e intitulada “Filtro Solar”.

Nele, a autora dá vários conselhos baseados em sua experiência de vida, e diz que, mesmo podendo ignorá-los completamente, pelo menos escute este: use filtro solar. Afinal, os benefícios de usar filtros solares foram comprovados pelos cientistas, não há o que se questionar.

Será mesmo?

Este post é uma tradução livre do seguinte post do Dr. John BriffaArtigo revela a verdade sobre filtros solares e câncer de pele

Sunburn.jpgMuito sol pode causar queimaduras solares, e queimadura solar é um fator de risco para câncer de pele. Então, se o filtro (ou protetor) solar ajudam a evitar as queimaduras, eles deveriam reduzir o risco de câncer de pele também, certo? Acontece que, de acordo com um artigo(pdf) publicado no periódico Clinical Pharmacology and Therapeutics, a evidência de que filtros solares protegem contra o câncer de pele é muito fraca.

O câncer de pele possui três formas principais: o frequentemente fatal melanoma, assim como o carcinoma espinocelular e o carcinoma basal, que não são tão ameaçadores quanto o primeiro. O autor do artigo cita um estudo randomizado em que indivíduos foram divididos em dois grupos: um usou filtro solar diariamente e outro não usou filtro solar. O estudo durou quatro anos e meio e levou em consideração apenas os carcinomas espinocelular e basal. O resultado foi que o desenvolvimento de novos casos de câncer foi essencialmente o mesmo em ambos os grupos. Em outras palavras, a aplicação do filtro solar não pareceu proteger contra o desenvolvimento de novos casos de câncer de pele.

Voltando nossa atenção ao maligno melanoma por um momento, o artigo declara: “Infelizmente, nenhum estudo já realizado demonstrou convincentemente que o uso de filtro solar reduz o risco de melanoma.”. Ele continua e especula por que isso pode acontecer. Algumas teorias são formuladas, que incluem:

  • Os tipos de pessoas que usam filtro solar (pessoas de pele clara) geralmente possuem um risco maior de câncer de pele desde o começo.
  • Filtros solares frequentemente protegem contra as queimaduras bloqueando os raios ultravioleta B (UVB), mas podem permitir uma exposição mais longa a outros raios do espectro potencialmente prejudiciais, como o UVA.
  • Muitas pessoas que usam filtro solar não os aplicam de maneira correta.
  • Filtro solar pode bloquear a produção de vitamina D (que é associada a efeitos protetores contra o câncer). Este mecanismo é visto como de significância dúbia pelo autor, que faz referência ao fato que isso só pode ser um problema naqueles que aplicam o filtro de maneira correta.
  • O efeito potencialmente carcinogênico de certos componentes químicos usados em filtros solares, incluindo a avobenzona (Parsol 1789) e ecamsule (Mexoryl SX).

O artigo continua e se refere ao fato que “…interesses não baseados na ciência parecem estar promovendo a forte confiança em filtros solares como primeira linha de prevenção contra o câncer de pele,” adicionando “O fervor com o qual as empresas promovem o filtro solar pode talvez ser rastreado ao lucro que suas vendas trazem.”

O artigo também declara: “Morte por câncer de pele é anunciada como sendo evitável com o uso de filtros solares. Esta posição pode até ser verdadeira, mas até agora não há absolutamente nenhuma evidência científica que a suporte.”

Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Filtro solar

  1. Pingback: Sol, Vitamina D e Prevenção de Doenças | Vida Primal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s