Sol, Vitamina D e Prevenção de Doenças

Ao longo dos últimos posts, você leu bastante sobre os benefícios da vitamina D, e como a exposição sem proteção ao sol é fundamental para que o corpo a produza e mantenha níveis adequados para boa saúde.

No último post, vimos como o uso de filtro solar parece não promover nenhuma proteção contra o surgimento de câncer de pele, mas isso não quer dizer que os níveis de vitamina D não possuam nenhuma relação com câncer ou mesmo outros tipos de doenças.

Vou terminar a série de posts sobre a vitamina D com um apanhado de artigos discutindo a relação entre a vitamina D e alguns tipos de câncer.

Publicado no jornal britânico Daily Mail Online, o artigo Yes! A dose of sun CAN protect you against skin cancer (Sim! Uma dose de sol PODE protegê-lo contra o câncer de pele), escrito pelo oncologista Angus Dalgleish aponta para a relação entre os baixos níveis de vitamina D e o melanoma e nos faz um alerta, dizendo que a propaganda anti-sol a que estamos tão acostumados pode muito bem estar contribuindo para o aumento da incidência de câncer, incluindo o melanoma.

O Dr. John Briffa já publicou diversos posts comentando artigos e estudos relacionados à vitamina D, em Could shying away from the sun increase our risk of melanoma? (Se esconder do sol poderia aumentar o risco de melanoma?) ele comenta os principais pontos de um artigo escrito pelo dermatologista Dr Sam Shuster. Segundo o artigo, as pesquisas relacionando exposição ao sol e o melanoma maligno mostram que:

  1. Algumas formas de câncer de pele (as menos perigosas) tendem a ocorrer mais em áreas da pele expostas ao sol, mas 75% dos melanomas malignos não.
  2. A relação com a latitude é pequena e inconsistente (em outras palavras, regiões mais próximas do equador com maior exposição ao sol não verificam aumento significativo na incidência de melanomas malignos).
  3. A incidência de melanomas malignos e morte por esta doença são menores em indivíduos com maior exposição ao sol (onze estudos são citados como evidência para suportar isso).
  4. A incidência de melanoma maligno não é reduzida e pode ser aumentada pelo uso de filtros solares.
  5. Risco de melanoma associado ao uso de câmaras de bronzeamento é “pequeno e inconsistente”.
  6. A indução de melanoma maligno em laboratório usando luz ultravioleta é difícil (em contraste com a de carcinomas basais e espinocelulares).

Em suma, a relação entre a exposição ao sol e o melanoma maligno está longe de ser clara. Mais que isso, há até evidências que a exposição ao sol pode até ajudar na proteção contra este mal.

Em outros posts, o Dr. Briffa comenta outras correlações feitas com níveis adequados de vitamina D, como diminuição do risco de infecções, melhora de qualidade de vida em idosos, proteção contra esclerose múltipla, melhora da função cerebral, etc.

Este artigo comenta alguns resultados experimentais realizados em ratos de laboratório mostrando que a vitamina D tem o potencial de ajudar na luta contra o câncer de mama.

O portal Vitamin D Council possui um sumário apresentando a relação da vitamina D com diversos tipos de doenças.

Atualização (13/06/2011): Pra não criar um novo post só para dois vídeos, estou atualizando este post para adicionar esses dois vídeos, em português, falando sobre a relação entre a vitamina D e doenças: Tranquilidade, Sol e Vitamina D, A importância do sol e da vitamina D

Enfim, para uma coisa tão fácil e barata de se conseguir, a vitamina D tem o potencial de ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida de muitas maneiras diferentes, então por que não aproveitar melhor o clima tropical do nosso país para viver melhor?

Deixo vocês com uma das minhas músicas favoritas dos Beatles, da qual sempre me lembro quando vem um dia de sol depois de muito tempo de chuva e frio:

Recentemente descobri que essa música tem uma versão nacional, por Lulu Santos. Não acho que eu estava perdendo muita coisa, mas aí vai também.🙂

Agora chega de falar de sol e vitamina D. Por enquanto…

Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Sol, Vitamina D e Prevenção de Doenças

  1. anna disse:

    Olá! Esse é o primeiro blog brasileiro sobre o assunto que encontro… até hoje, eu só tomava como referência os sites americanos. Parabéns pela iniciativa!
    Estou lendo o Primal Blueprint (original) e já comecei a mudar minha alimentação pra melhor.
    Uma dúvida: muitos defensores do Paleo/Primal falam da grande diferença nutritiva das carnes oriundas de animais que pastam vs. animais que comem grãos (que é a carne que temos diponível nos mercados brasileiros). Você tem conhecimento de empresas ou supermercados que forneçam carne “grass-fed” por aqui? E beef jerky?
    Obrigada, visitarei mais vezes.

    • Oi Anna, seja bem vinda, iniciei o blog justamente por não ter muita coisa em português ainda, mas isso esta mudando, não deixe de ver os links recomendados ao lado.🙂

      Sei que a Friboi produz carne “orgânica”, já encontrei para vender na rede Pão de Açúcar e na loja da Korin (http://www.korin.com.br/), mas o preço é bem salgado, comprei só para experimentar. A Korin produz frango e ovos “orgânicos” também, assim como frutas e hortaliças.

      Sobre o beef jerky, ainda não encontrei em nenhum lugar.

      Um abraço, e depois me conte seu progresso com o PB.
      Thiago

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s