Mitos e Verdades Sobre Nutrição e Saúde

Segue uma lista de mitos e verdades sobre nutrição, dieta, doenças cardíacas e saúde em geral, de acordo com as seguintes fontes:

http://dietheartpublishing.com/faq
http://dietheartpublishing.com/true-or-false-questions-about-your-diet
http://www.westonaprice.org/myths-a-truths

Mito: Alimentos ricos em colesterol aumentam o colesterol no sangue.
Verdade: Não há evidência que indique que o colesterol dos alimentos aumentam o colesterol sanguíneo.

Mito: O excesso de carboidratos consumidos são armazenados como glicose.
Verdade: O excesso de carboidratos consumidos são transformados em gordura e armazenados especialmente no abdômen, glúteos e coxas. Coma muitos pães, cereais, massa, sucos e refrigerantes e seu corpo vai transformar tudo em gordura. (Dr. Robert C. Atkins)

Mito: Corrida e exercícios aeróbicos são bons para o coração.
Verdade: Corrida e exercícios extremos podem ser mortais! A causa de morte número um entre maratonistas é a doença cardíaca coronariana. Corredores tendem a ter corações aumentados. Exercício extremo estressa o corpo e causa deficiência de magnésio.

Mito: Remédios para diminuir o colesterol reduzem a incidência de falha cardíaca.
Verdade: Pelo contrário. Desde que foram aprovadas em 1987, as estatinas são associadas com o dobro da incidência de falhas cardíacas.

Mito: Carboidratos são essenciais na dieta humana.
Verdade: Nós não temos nenhuma necessidade biológica de consumo de carboidratos. Você pode viver uma vida longa e saudável sem ingerir carboidratos! Muitos médicos concordam com o finado Dr. Atkins que a maioria de nós deveria escolher nossos carboidratos com sabedoria e restringi-los a menos de 60 gramas por dia.

Mito: Fibras são uma peça chave para uma dieta saudável para o coração.
Verdade: Uma maçã por dia e um pouco de salada têm fibras o suficiente. Gordura, e não fibra, é o que devemos priorizar, e a gordura cessa a compulsão por comer mais. Em um estudo com 29.000 mulheres que se encheram de fibras e cortaram as gorduras não foi encontrada nenhuma evidência que fibras protegem contra o câncer ou doença cardíaca.

Mito: Doença cardíaca nos EUA é causada pelo consumo de colesterol e gordura saturada de produtos de origem animal.
Verdade: Durante o período de rápido aumento de casos de doenças cardíacas (1920-1960), o consumo americano de gorduras animais foi reduzido mas o consumo de gorduras vegetais hidrogenadas e processadas industrialmente aumentou dramaticamente.

Mito: A gordura saturada entope as artérias.
Verdade: Os ácidos graxos encontrados nas placas de gordura das artérias são na maioria insaturados (74%), dos quais 41% são poliinsaturados.

Mito: Para boa saúde, o colesterol total deve ser menor que 180 mg/dl.
Verdade: A taxa de mortalidade por todas as causas é maior nos indivíduos com níveis de colesterol inferiores a 180 mg/dl.

Mito: Os países com os níveis médios de colesterol mais elevados tem a menor expectativa de vida.
Verdade: A suíça possui a média de colesterol mais alta da Europa (264 mg/dl) e também a maior expectativa de vida. Os russos tinham a menor média de colesterol e a maior taxa de doenças cardíacas.

Mito: Gorduras animais causam câncer e doença cardíaca.
Verdade: Gorduras animais contém muitos nutrientes que protegem contra o câncer e doença cardíaca; taxas elevadas de câncer e doença cardíaca estão associadas com o consumo de grandes quantidades de óleos vegetais processados.

Mito: Para evitar doença cardíaca, devemos usar margarina ao invés de manteiga.
Verdade: Consumidores de margarina tem o dobro da taxa de doença cardíaca que os consumidores de manteiga.

Mito: Dietas com pouca gordura previnem o câncer de mama.
Verdade: Um estudo mostrou que mulheres em dietas com menos de 20% de gordura tiveram a mesma taxa de câncer de mama que as mulheres que consumiram grandes quantidades de gordura.

Mito: Carne vermelha causa câncer de cólon.
Verdade: A Argentina, com alto consumo de carne vermelha, tem taxas de câncer de cólon mais baixa que os EUA. Mórmons tem taxas menores de câncer de cólon que adventistas do sétimo dia vegetarianos.

Não deixe de conferir também o post do Enzimato sobre Mitos Alimentares.

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3 respostas para Mitos e Verdades Sobre Nutrição e Saúde

  1. André disse:

    Thiago, você tem algum conhecimento sobre os hábitos primais do sono? O ritmo circadiano deles é parecido com o nosso (24h o dia , durmir 8h por dia etc..)

    Tenho um disturbio do sono, frequentemente sofro pra pegar no sono. Minha disposição a noite é alta, e quando durmo as horas habituais não são necessarias. Tomei conhecimento de diversas técnicas como :Ciclo Uberman , Ciclo Everyman, Ciclo Dymaxion e Sonos Bifásicos. Mas estou mais interessado no dia de 48h, aonde tenta “enganar” o organismo, praticamente é dormir um dia sim / dia não.

    Obrigado!

  2. Pingback: Mitos e Verdades Sobre Nutrição e Saúde | Vida Primal | A Verdade Sobre

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