Revertendo a Esclerose Múltipla com a Dieta

Encontrei um dia desses uma palestra interessantíssima da Dra. Terry Wahls, uma doutora americana que foi diagnosticada com esclerose múltipla progressiva secundária, uma doença degenerativa que foi aos poucos limitando seus movimentos e capacidade de locomoção.

Ela visitou os maiores especialistas na doença que pôde encontrar, se submeteu à quimioterapia, às mais modernas medicações, mas nada parecia dar algum resultado positivo. Ela então começou a analisar os estudos e pesquisas mais recentes sobre o funcionamento do cérebro e quais nutrientes poderiam influenciar o progresso da sua doença. Ela começou a tomar diversos suplementos isolados com os nutrientes que, de acordo com suas pesquisas, seriam necessários para a recuperação do seu cérebro, e notou que houve uma boa desaceleração do progresso da doença. Ela progredia mais lentamente, mas continuava progredindo. Ela já não conseguia mais andar, e dependia de uma cadeira de rodas motorizada para se locomover.

Foi então que lhe ocorreu uma idéia: e se, ao invés de ingerir estes nutrientes na forma de suplementos isolados, ela ingerisse todos estes nutrientes através dos alimentos? Certamente, além de todas as substâncias que ela sabia que eram necessárias, ela iria ingerir um monte de outros nutrientes de brinde que poderiam fazer um grande diferença em seu estado.

Ela então começou a pesquisar quais alimentos continham os nutrientes que necessitava, e começou a montar uma dieta específica para alimentar o seu cérebro e permitir que ele se regenerasse.

Em poucas semanas após adotar a nova dieta, ela começou a notar melhoras significativas. Em três meses, já estava andando novamente com a ajuda de bengalas. Um mês depois, sem bengalas. Em seis meses, deu uma volta de bicicleta ao redor da casa, e em nove meses, participou de um passeio ciclistico de 28 quilômetros.

Dra. Terry Wahls - Antes e depois

A dieta desenvolvida pela Dra. Wahls foi baseada na dieta Paleolítica. Sim, essa mesma que eu divulgo e recomendo aqui. Mas ela ajustou a dieta para que conseguisse consumir todos os nutrientes que ela havia identificado como essenciais para a recuperação do seu cérebro. Eis as suas recomendações:

  • Três xícaras de folhas verdes por dia (couve, salsa, alface, espinafre, rúcula, etc).
  • Três xícaras de verduras ricas em enxofre por dia (repolho, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, nabos, rabanetes, cebola, alho, alho-poró, cogumelos, aspargos, etc).
  • Três xícaras de verduras e frutas bem coloridas por dia (beterraba, cenoura, pimentão, repolho-roxo, morangos, framboesas, amoras, mirtilos, pêssegos, laranjas, etc).
  • Carnes de animais alimentados com pasto, incluindo carne de órgãos, como fígado, coração, língua, moela, etc.
  • Peixes ricos em ômega 3, como o salmão, atum, arenque, etc.
  • Algas marinhas.

Três xícaras equivalem mais ou menos a um prato bem cheio. Vale lembrar também do que você deve parar de consumir, como os grãos, açúcar, laticínios e óleos vegetais processados.

Você pode assistir a palestra abaixo. Ela está legendada em espanhol, mas você pode clicar no botão “CC”, depois em “Traduzir legendas” e escolher o português para que as legendas sejam traduzidas automaticamente para o português. A tradução não é perfeita mas dá pra entender.

Atualmente a Dra. Wahls está conduzindo pesquisas clínicas para estudar o efeito da sua dieta em outros pacientes com o mesmo problema. Segundo ela, os resultados são “de tirar o fôlego”, e há diversos relatos em seu site de outros pacientes que conseguiram resultados parecidos com os dela seguindo esta dieta.

Eu não duvido que esta dieta traga resultados igualmente impressionantes no tratamento de diversas outras doenças. O corpo humano tem uma capacidade incrível de recuperação, basta fornecer o estímulo correto, e a “matéria prima” adequada, que ele cuida do resto.

Esse post foi publicado em Alimentação, Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

34 respostas para Revertendo a Esclerose Múltipla com a Dieta

  1. hodryc disse:

    Tinha visto esse TED um dia desses e achei sensacional! E tem tudo a ver com a dieta que divulgams em nossos blogs. Se as pessoas soubessem ou apenas acreditassem na revolução que temos em nossas vidas apenas por comer uma dieta com comida de verdade e pouqussimos carboidratos… Milhares de casos e exemplos mundo a fora. Autismo, diabetes, canceres, doenças digestivas etc etc etc… Quase tudo responde tão bem à dieta e a medicina continua fizendo que a faz mal aos rins e coraçao. Tomara que isso mude em breve e poupe tanto sofrimento mundo a fora com doenças degenerativas.
    Ótimo post! Parabéns!
    Um abraço

  2. FELIPE disse:

    impressionante!!

  3. Cidinha disse:

    Antes de ler esse artigo, pensei em pesquisar quais nutrientes seriam eficaz para Esclerose Multipla, e hoje tenho em mãos sem pesquisar. Adotarei esse procedimento sem deixar de dizer que: Se existimos é porque fomos tecidos dentro do ventre materno, e quem nos teceu foi Deus!
    Portanto, deixo aqui, minha experiência vivida. Temos que nos alimentar de coisas naturais que Deus deixou, como também, nos alimentar da sua palavra que é alimento para o espírito.
    Que possamos passar sem demora para os jovens a dieta e o dever para que possam viver saudavelmente.
    Parabéns para Dra.! Pensei que médicos eram imunes! rssss

  4. Legal…Adorei,Vamos divulgar!!!

  5. Danielle disse:

    Alguém com EM fazendo essa dieta? Se sim, já viram algum resultado? Tenho EM e estou muito animada com os resultados alcançados pela Dra. Wahls. Por favor, compartilhem suas experiências. Saúde a todos.

  6. marlene disse:

    ..eu cuidei de uma pessoa com esclerose multipla, mas ela ja se foi ah se eu soubesse que existia um meio de regeneracao, hj estariamos com ela, enfim..que isso sirva pra que outros se recuperem..
    simplismente maravilhoso!!

  7. mauro disse:

    Minha MÃE era portadora de EM. Morreu em 2001. Lamento só ter sabido destas maravilhas agora. Sou adepto da dieta primal. Lamento também que nossos médicos sejam tão mal informados e só sigam os protocolos oficiais que só servem para manter o doente vivo, mas sempre doente. Hoje, a grande maioria só se importa com o dinheiro das consultas, feitas em segundos.
    Isto que estamos aprendendo é maravilhoso. Perdão mãe, porquê cheguei tarde…

  8. Paulo disse:

    boa noite
    eu sou portador de esclerose multipla e gostava de saber se me podem ajudar a perceber como posso tomar os alimentos que a Drª Walsh refere na sua dieta. ou seja as verduras sao ingeridas cozinhadas, tipo numa sopa ou a cru , ou é igual ? peço desculpa pela ignorancia mas gostava de fazer as coisas como deve ser.
    OBRIGADO

    • Edmar Ferreira Jr disse:

      Caro Paulo,
      Caso ainda não conheça, procure conhecer o trabalho do neurologista Cícero Galli Coimbra da Unifesp. O Dr. Cícero vem trabalhando com seus pacientes de EM em uma terapia baseada na injeção controlada de doses de vitamina D e vem obtendo resultados fantásticos. Há um documentário na net sobre isso. Abraço,

    • gabriel disse:

      deve ser na forma de suco verde. é só aprender e fazer. sou um adepto do suco verde.
      gabrielserapio@yahoo.com.br

  9. antonio marcelo alvarenga disse:

    Não sabem se tenho esclerose multila ou mielite transversa por esquestossomse sera que esta dieta pode me ajudar estou na cadeira a3 anos

  10. Marisa disse:

    Sou portadora de esclerose multipla e, vou experimentar a referida dieta, embora, já tenha uma alimentação rica em tais nutrientes.

  11. Preciosa Santos disse:

    Sou cuidadora de um doente comEscçerose Primária progressiva, desloca-se em cadeira de rodas desde 1994, nunca médico nenhum lhe falou de dieta, Comecei a houvir à pouco tempo falar nas dietes Será que valerá apena nesta faze iniciar uma dieta . No protocolo do D Cicero também tenho visto muitos comentários mas não concordo com doses altas de vitamina D. Sem seram do nutrientes, devido ao risco que se corre com as doses altas de vitamina D.

    • Olá Preciosa. Acho que sempre vale a pena tentar melhorar a dieta. Mal não vai fazer. Sobre a vitamina D, não sei o que você está chamando de “doses altas”, mas é muito importante evitar a deficiência. Para evitar isso basta tomar sol todos os dias (sem ficar com queimaduras).

  12. Felipe Amorim. disse:

    Essa doutora está lançando agora no final desse mês, um livro com o seu Protocolo Completo, seria interessante, o site adquirir e colocar aqui os pontos mais significativos.

    • Oi Felipe! Bom saber que finalmente será lançado o livro. Depois que eu comprar e ler posso fazer uma resenha sim, mas não conte com isso tão cedo… Se alguém quiser me incentivar doando o livro talvez saia mais rápido.🙂 Abraço, Thiago.

  13. josé claudio smaniotto disse:

    Olá! Soube desta dieta através do fisioterapeuta que nos acompanha na academia que frequento. Estou tentando seguí-la, pois sou portador de esclerose múltipla (tive o diagnóstico da doença no ano 2000) e estou sentindo bastante diferença em termos de disposição física. Não tenho conseguido seguí-la à risca, mas pretendo colocar a dieta totalmente em prática a partir de janeiro. Ano novo, vida nova!!!
    Abraços

  14. Sandra Monteiro Boer disse:

    Não consegui a tradução do vídeo , mas achei fantástico . Vou tentar me reeducar para fazer uma alimentação , que foi indicada.

  15. Antonia de Oliveira Carvalho disse:

    Eu não portadoura de Esclerose Multipla,mas entrou uma pessoa em minha vida que tudo indica que sera minha futura nora e ela é portadora da EM e gostaria de ajudar muito ela,gostaria de saber como faço pra compra o livro que a Dra lançara,obrigado pela ajuda.

  16. shirley pereira nunes disse:

    Gostaria de saber se esta dieta tambem funciona para ataxia multipla de sistemas? Meu esposo foi diagnosticado com essa doença ha 2 meses e esta piorando a cada dia com a falta de equilibrio. Preciso de ajuda.

  17. Amanda disse:

    Preciso saber mais detalhes da dieta?
    Vcs sabem onde consigo o cardápio que ela criou??

  18. suny disse:

    Muito bom o relato da dr,é bom saber que se pode ter bons resultados através da alimentaçåo o que traz de Volta a vontade de viver dos portadores de esclerose.

  19. Antonia de Oliveira Carvalho disse:

    Thiago M.Witt obrigado pela indicação que vc me mandou vamos providenciar o mais rapido possivel estou muito feliz do dia que deixei o comentario ja fazia alguns dias que minha futura nora tinha começado a dieta da Doutura Wahls e voltou ao médico e ele falou que a doença esta estavél graças a Deus.Obrigado.

  20. Cristiane Azevedo disse:

    como posso conseguir a dieta em português?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s